CONSTRUIR ESTRUTURAS DE EXPLORAÇÃO


CONSTRUIR ESTRUTURAS DE EXPLORAÇÃO

Pode-se construir, com ajuda da equipe, dos pais e da comunidade, pequenas estruturas de madeira ou de PVC, em que se penduram objetos coloridos que emitem sons quando movidos e que encantam a criança que, deitada em cima de um tapete ou colchonete, observa ou tenta alcançar com as mãos ou pés os objetos pendurados.  Há brinquedos industrializados no formato de estruturas ou tapetes de exploração.

EXPERIÊNCIA PELO TOQUE


No berçário, a criança aprende pelo toque, pelo tato, pelo ofato. Ao pendurar móbiles, observar se eles estão seguros ao toque das mãos e pés dos bebês ( costumam ser toques fortes sem dimensão / Controle de força e direção)

ESTÉTICA E VALORES
Valorizar a estética tanto em estruturas simples ou complexas, pequenas ou grandes, considerando, desde o inicio, a importância das relações entre a criança, sua família e a creche e o respeito de valores culturais e sociais, importantes na construção de um ambiente educativo partilhado.

CONVERSAR COM O BEBÊ

Conversar com o bebê por meio de frases curtas, deixando que ele responda com um olhar, um sorriso ou balbucio. Cantar o nome do bebê ou usar a palavra cantada para conversar com o bebê.

PRODUZIR RUIDOS

Fazer pequenos ruídos de um lado e depois do outro para observar se o bebê vira a cabeça em sua direção.

CHOCALHOS

Chocalhos são brinquedos que produzem sons ao balançar. Em geral contém no seu interior bolinhas ou outros objetos que se movem e fazem som. Lembrar que os chocalhos construídos com latinhas, garrafas pet ou em embalagens  de iogurtes não são adequados para os bebês que colocam tudo na boca, mordem e correm o risco de ingerir as partes das embalagens.

BRINQUEDOS MUSICAIS

Brinquedos musicais são aqueles que, mesmo não sendo instrumentos, produzem música ou emitem sons. Pode ser um rádio, um toca-disco, uma pelúcia musical ou um pássaro com uma cordinha que, puxada, produz o canto. Há brinquedos em forma de animais, de estruturas com múltiplas funções, com botões para apertar e que acendem luzinhas produzindo diferente sons, ou tocam músicas distintas. Observar sempre o confronto acústico e a segurança do material. Atenção  para os brinquedos com pilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTIST

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA