BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA BEBÊS QUE FICAM DEITADOS
BRINQUEDOS E EXPERIÊNCIAS VISUAIS MOTORAS
Móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam e criam
cintilações encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e
evidenciando prazer pelo movimento dos brações e pernas.
ESTRUTURAS DE EXPLORAÇÃO
Há brinquedos em que o bebê é colocado em baixo de uma
estrutura de estrutura de exploração, conhecida como “ginásio de atividades” ou “ tapete de
Exploração”, em que se penduram objetos coloridos que fazem sons, que se
movimentam e que encantam e envolvem os pequenininhos que ainda permanecem
deitados.
BRINCAR COM AS PESSOAS
O primeiro brinquedo interativo de um bebê na creche é o
contato físico com a professora, com o olhar, o toque e o movimento. Brincar de
fazer carinho e olhar para o bebê, deixa-lo responder com outro olhar,
aninhá-lo no colo e fazer movimentos ritmados ou balançar apara frente e para
trás, suavemente, na rede ou na colcha, com a ajuda de ouro adulto, cria
oportunidade para aquisição de experiências diferentes, além do estabelecimento
de vínculos com as professoras, que favorecem a segurança e a tranquilidade do
bebê.
BRINCADEIRA DE SEGUIR O BRINQUEDO
Com o bebê recostado em cima de suas pernas, pode-se fazer inúmeras
brincadeiras interativas. Quando o bebê seguir o brinquedo com os olhos,
move-se o brinquedo lentamente diante do rosto do bebê para que ele aprenda o
movimento de acompanhar com o olhar.
PRODUZIR SONS
Emitir sons com objetos, do lado esquerdo e direito do bebê,
fazendo pequenos comentários, para observar se ele presta atenção.
MORROS CRIADOS POR ALMOFADAS
O bebê pode ser desafiado a pegar um brinquedo colocando do
outro lado de uma almofada ou estrutura de espuma, com desníveis e buracos,
criada para explorações motoras.
MÚSICA COM BOLA PARA BEBÊS
Usar uma bola grande inflável, colocar o bebê em cima e
movimentá-lo acompanhando o ritmo da música.
PALAVRA CANTADA
Cantar para falar com os bebês. Cantar o nome dos bebês, transformar
a conversa em um musical utilizando melodias diferentes para ampliar suas
experiências musicais.
PEGAR O BEBÊ NO COLO
Colocar o bebê no colo, de costas para que ele enxergue o
mundo atrás da professora, ou de frente, segurando seu bumbum e peito bem
firmes, ou de lado. São posições diferentes para ver o mundo e aprender a
equilibrar a cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.