BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA BEBÊS QUE FICAM DEITADOS

BRINQUEDOS E EXPERIÊNCIAS VISUAIS MOTORAS

Móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam e criam cintilações encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e evidenciando prazer pelo movimento dos brações e pernas.

ESTRUTURAS DE EXPLORAÇÃO

Há brinquedos em que o bebê é colocado em baixo de uma estrutura de estrutura de exploração, conhecida como  “ginásio de atividades” ou “ tapete de Exploração”, em que se penduram objetos coloridos que fazem sons, que se movimentam e que encantam e envolvem os pequenininhos que ainda permanecem deitados.

BRINCAR COM AS PESSOAS

O primeiro brinquedo interativo de um bebê na creche é o contato físico com a professora, com o olhar, o toque e o movimento. Brincar de fazer carinho e olhar para o bebê, deixa-lo responder com outro olhar, aninhá-lo no colo e fazer movimentos ritmados ou balançar apara frente e para trás, suavemente, na rede ou na colcha, com a ajuda de ouro adulto, cria oportunidade para aquisição de experiências diferentes, além do estabelecimento de vínculos com as professoras, que favorecem a segurança e a tranquilidade do bebê.

BRINCADEIRA DE SEGUIR O BRINQUEDO

Com o bebê recostado em cima de suas pernas, pode-se fazer inúmeras brincadeiras interativas. Quando o bebê seguir o brinquedo com os olhos, move-se o brinquedo lentamente diante do rosto do bebê para que ele aprenda o movimento de acompanhar com o olhar.

PRODUZIR SONS

Emitir sons com objetos, do lado esquerdo e direito do bebê, fazendo pequenos comentários, para observar se ele presta atenção.

MORROS CRIADOS POR ALMOFADAS

O bebê pode ser desafiado a pegar um brinquedo colocando do outro lado de uma almofada ou estrutura de espuma, com desníveis e buracos, criada para explorações motoras.

MÚSICA COM BOLA PARA BEBÊS

Usar uma bola grande inflável, colocar o bebê em cima e movimentá-lo acompanhando o ritmo da música.

PALAVRA CANTADA
Cantar para falar com os bebês. Cantar o nome dos bebês, transformar a conversa em um musical utilizando melodias diferentes para ampliar suas experiências musicais.
PEGAR O BEBÊ NO COLO

Colocar o bebê no colo, de costas para que ele enxergue o mundo atrás da professora, ou de frente, segurando seu bumbum e peito bem firmes, ou de lado. São posições diferentes para ver o mundo e aprender a equilibrar  a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTIST

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA