ORGANIZAÇÃO E USO DO CESTO





ORGANIZAÇÃO E USO DO CESTO

  • Selecionar os objetos, conversando com as professoras e os pais e fazendo uma pesquisa na comunidade para conhecer os objetos do seu cotidiano.
  • Selecionar vários tipos de objetos com características físicas diferentes, como pedaços de madeira, frutas como laranja e maçã, legumes como pepinos, pimentões coloridos, Chaveiros com chaves, rolos para cabelo, buchas, cones de pinha. Escovas de dentes novas, garrafinhas com essência de baunilha e bolas de madeira entre outros.
  • Verificar se os objetos são seguros, se não têm pontas, partes pequenas que podem ser engolidas, se não são tóxicos e estão limpos.
  • Colocar uma grande quantidade desses objetos em uma cesta de vime, redonda, grande, com fundo plano, firme e sem alças e farpas. Pegar cada objeto nas mãos e imaginar o que pode ser feito com cada um deles.
  • Oferecer um cesto para cada 3 bebês explorarem, sendo que para cada um agrupamento de 8 bebês disponibilizar 3 cestos.
  • Permanecer ao lado e não interferir, exceto quando solicitado. A intervenção tira a concentração do bebê. É um bom momento para fazer observação e registo.
  • Substituir os objetos do cesto ou providenciar vários cestos com itens diferentes, para utilizá-lo de forma rotativa.
  • Substituir os itens estragados, lavar ou limpar regularmente os objetos.
  • Se houver crianças maiores no mesmo ambiente, separar a área dos bebês com um tapete.
  • Dependendo do contexto regional, cada creche pode escolher objetos compatíveis com seus usos e práticas, incluindo as preferências dos grupos etnicorraciais das crianças.
  • Selecionar diferentes objetos naturais ou feitos com materiais naturais como couro, tecido e madeira, utilizados pelas diversas comunidades etnicorraciais no Brasil.
  • Ao oferecer o cesto, guardar outros brinquedos para que as crianças possam se concentrar na exploração dos materiais.
  • Objetos feitos com cascas de árvores, sementes de frutos, ossos, dentes e chifres de animais, escamas de peixes, cocares com plumas, colares, bolsas, cintos de couro, madeira ou palha dourada, conchas, objetos musicais, pedras, cipós, tapetes e enfeites de materiais naturais, pratos, canecas, panelas pequenas de barro, cestos pequenos de vime, com padrões típicos de cada região, representam a variedade de objetos do cotidiano de várias comunidades brasileiras.
  • Durante o uso do cesto procurar, calmamente, sem tirar a concentração da criança, recolher e recolocar no lugar os objetos que ficarem espalhados.


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