O RELICÁRIO DA FAMÍLIA
Atividade: elaboração de uma caixa com “relíquias” familiares.
Materiais:
– caixa de sapatos
– sucata
– papéis coloridos
– recortes de jornais e revistas
– tintas coloridas
– pincéis
– cola
– miçangas
Como fazer: Uma semana antes de o projeto começar, envie uma mensagem para os pais de cada aluno, avisando-os. Explique que a turma vai desenvolver uma caixa relicário, na qual cada aluno vai guardar tudo o que considera importante e que possa representar sua família, seus desejos, gostos etc. Peça para cada criança trazer uma caixa de sapatos que deverá ser decorada por ela, em sala de aula. Avise à turma que ela vai fazer um relicário de família e explique o que é um relicário. Quando as caixas estiverem bem bonitas, peça aos alunos que as levem para suas casas, recolham pequenas lembranças e objetos que contem um pouco de suas histórias e de suas famílias. Podem ser brinquedos, fotos, pedaços de tecidos, roupas de neném, cartões, cartas, livros, CDs... Depois que estiverem cheias, disponha as caixas numa estante ou mesa da sala. A cada dia, uma criança é escolhida para contar por que escolheu cada um dos objetos que ela contém. Assim, contará um pouco sobre a sua vida e de sua família.
Por que: é uma atividade integradora que requer cuidado e habilidade por parte da docência no sentido de ressaltar a importância das caixas relicário, do cuidado que todos devem ter com elas. Propicia a participação da família, especialmente pelo seu caráter simbólico e afetivo.
Temas: África; diversidade; símbolos; memórias.
Valores civilizatórios afro-brasileiros: ancestralidade — memória - religiosidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTIST
DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
Pegue a cauda – Nigéria Os jogadores se dividem em equipes. Cada equipe ...
-
Meu Querido Bebê (Nigéria) Um jogador é escolhido e deve ficar de fora, pa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.