EXPERIMENTAR AÇÕES MAIS COMPLEXAS
Pegar dois brinquedos ao mesmo tempo é uma tarefa mais
complexa para os bebês. A partir do sétimo mês, oferecer dois objetos iguais
como blocos, bolas de pingue-pongue ou contas de madeira, para observar se eles
seguram um em cada mão. No inicio, os bebês largam um objeto para pegar outro,
depois percebem que não precisam largar e vão pegar um bloco em cada mão e
bater para fazer ruído. A observação
sistemática e a gradual complexidade de situações a serem oferecidas aos bebês
ampliam suas experiências.
USAR PAPEL E CANUDO PLÁSTICO
O bebê vai amassar o papel vegetal para fazer barulho,
rasgar e, se puser na boca, perceber que fica molhado; se utilizar papel celofane colorido, o
barulho será diferente, e as cores e sua transparência vão encantá-lo. Canudos
de plástico colorido de tomar refresco são outra opção para amassar e observar
sua flexibilidade.
TAPETES SENSORIAIS
Tapetes sensoriais contendo argolas para puxar, objetos que
fazem sons, tecidos com diferentes texturas e cores, aberturas para fechar e
abrir com zíper ou material adesivo são desafiadores para a criança pequena.
Tais recursos podem ser construídos pelas próprias professoras ou com a
colaboração das mães. Oficinas de produção de brinquedos para as crianças
envolvem os pais e eles aprendem a importância de tais recursos para educar
seus filhos.
BRINQUEDOS DE ENCAIXAR
Brinquedos de encaixar que formam torres, carros feitos com
blocos para montar e depois serem derrubados, são oferecidos aos bebês que já
se sentam com firmeza. Típicos brinquedos de desafios e lógica, proporcionam
atividades de grande concentração.
BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA POR E TIRAR
Encher um recipiente de plástico com pequenas colheres,
rolhas, bolas de tênis, pregadores de roupa ou outros objetos pequenos e deixar
a criança brincar de tirar e colocar
BRINQUEDOS DE BATER
Bater tampas de
panelas ou brincar com o bate pino deixa o bebê feliz e satisfaz sua
necessidade de compreender o que esses objetos podem fazer, ao tempo que desfrutam do som produzido pelas
batidas.
DEIXAR PRA VER O QUE ACONTECE
Quando o bebê deixar cair alguma coisa durante a refeição,
fazer disso uma brincadeira, falando sobre o que acontece com o objeto: “ Agora
a colher está no chão”, “ Quando você
soltar a colher, ela cai no chão”. Quando ele jogar uma bola no chão para ver o
que acontece, diga “ Olhe a bola está rolando”. Essa brincadeira repetitiva
auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de
auxiliar a compreensão da linguagem.
RABISCAR
Colocar um giz grosso de cera na mão do bebê e deixar que
ele produza seus primeiros rabiscos no chão, sobre um papel grande. As crianças
se divertem com o movimento de rabiscar e se encantam com as marcas que
conseguem deixar no papel.
BRINQUEDOS PARA CHOCALHAR
Há inúmeros modelos de chocalhos para os bebês que sentam e seguram
objetos para chocalhar. Há variações na forma, textura, cores e tamanhos.
Atentar para o nível de ruído do brinquedo que deve ser
suave. Procurar os brinquedos que tem o selo do INMETRO que já contemplam esse
item.
BEBÊS GOSTAM DE BRINCAR JUNTO COM OUTRO
Mesmo pequenos, os bebês já interagem e se aproximam de
outros para se comunicar. Não impedir essa aproximação, más cuidar para que um
não machuque o outro pela falta de coordenação de ações.
BRINCAR COM ÁGUA
Bebês adoram brincar na água, na banheira ou bacia. Enquanto
se dá banho em uma criança, colocar outras em bacias com água e deixar canecas
para que elas possam encher e esvaziar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.