DESENHO E PINTURA
Atividade: baseada em obras feitas por artistas importantes para
a cultura afro-brasileira. Apresentar os aspectos principais de cinco
obras diferentes e representativas e mostrar as características de
cada uma, como cor, tipo de material, traço, forma etc. Fornecer às
crianças materiais diferentes e sucata e sugerir que cada uma escolha uma obra como inspiração.
Materiais:
Algumas reproduções de quadros ou obras de artistas que representem a cultura afro-brasileira. Exemplos: Rugendas, Carybé, Mestre
Didi, Pierre Verger, Rosana Paulino, Solano Trindade, Emanuel Araújo, Iracy Carise, arte tradicional africana (máscaras, esculturas etc.)
– folhas de cartolina ou papel cartão no formato A4 para distribuir
para cada criança
– pincéis de vários tamanhos
– tintas de várias cores
– hidrocor de várias cores
– caixa de lápis de cor
– giz de cera de várias cores
– revistas e jornal para recorte
– sucata, como tampinhas, embalagens, etc.
Como fazer:
Apresente as obras às turmas. Conte a história de cada quadro e
quando foi feito, fale sobre o artista e a técnica usada. Em cada dia
da semana fale sobre uma obra. Peça à turma para comentar e participar. No final da semana, entregue uma folha de papel a cada aluno
e peça que escolha uma das obras como inspiração. Cada um deve
fazer uma obra inspirado nas cores, técnica ou tema representado
no quadro. Quando todas estiverem prontas, organize uma exposição. Escolha uma parede e coloque uma cópia em xerox colorida da
obra original no centro. Em volta, disponha os trabalhos inspirados
nela. Depois, converse com os alunos sobre o resultado e convide a
comunidade para um vernissage.
Por que: conhecer, reproduzir, reconhecer, produzir e criar são algumas possibilidades que esta atividade suscita.
Temas: beleza; África; arte.
Valores civilizatórios afro-brasileiros: circularidade — memória —
territorialidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.