COZINHANDO COM A TURMA

Cozinhando com a turma 

Atividade: elaboração de prato típico da culinária africana e brasileira.

Como fazer: conversar com as crianças sobre a típica culinária africana e brasileira. Falar sobre os temperos e hábitos e sobre as comidas que surgiram a partir dessa cultura, como feijoada e moqueca. Falar sobre a presença da mandioca na culinária africana e brasileira. Comentar que essa raiz foi levada pelos portugueses e que passou a fazer parte importante da culinária de países africanos de língua portuguesa. Apresentar o programa Nota 10 II – DVD I – Educação Infantil.

Ingredientes: Cuscuz 1/2 kg de açúcar 1/2 kg de tapioca 1 coco ralado 1 colherinha de sal leite de coco 1 litro de leite

Modo de preparo: Misture tudo, menos o leite e o leite de coco. Sobre esta mistura, derrame 1 litro de leite fervendo (o professor deve fazer esta etapa e pedir para as crianças se afastarem da mesa). Mexa vagarosamente, durante 10 minutos. Despeje em fôrma molhada. Leve à geladeira ou deixe esfriar. Quando for servir, tire da fôrma, regue com leite de coco e corte as fatias.

Por que: o alimento, a culinária, o comer, o preparar o alimento são aspectos da circulação e renovação da energia vital e, muitas vezes, carregam um caráter sagrado, divino: o alimento fortalece a vida. Além de favorecer aspectos mais formais, como a história dos alimentos, esta atividade fortalece a ideia de que a aprendizagem significativa precisa incorporar no cotidiano pedagógico outros elementos, além dos convencionais. Conhecer a origem dos alimentos, suas funções, histórias e de que modo são preparados é um bom passo. A atividade também contribui para a integração entre as crianças e outros profissionais da creche/escola.

Temas: culinária; história; memória.

Valores civilizatórios: energia vital — ancestralidade — circularidade — religiosidade

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