BRINCADEIRAS COM ÁGUA E TINTA





Brincadeiras com Água e Tinta

Crianças pequenas gostam de brincar com água, fazer pinturas, brincar de imitar. Portanto é importante criar ambientes para essas experiências. Brincar com canecas dentro de bacias nos dias quentes, banhos de esguicho , pintar muros de azulejos, pintar papéis de diferentes tamanhos, com carvão grosso, pinceis e tintas. Eles gostam de deixar suas marcas, de expressar identidades o que requer a formação especializada das professoras que educam bebês.

Prever:

Lembrar que as crianças que gatinham gostam de colocar o dedinho em qualquer buraco, entrar em espaços apertados. Procurar fechar as tomadas e verificar se não há buracos como aberturas cortantes nos brinquedos e nos objetos do ambiente para garantir a segurança dos bebês que são muito curiosos e exploradores:

  • A retirada dos brinquedos quebrados ou que forneçam algum risco.
  • O uso que a criança faz do brinquedo, oferecendo outras alternativas.
  • A oferta de brinquedos e materiais, de acordo com a proposta prevista no projeto pedagógico para o agrupamento infantil.
  • A possibilidade de usar o brinquedo  com outras crianças e, também de brincar sozinha.
  • O armazenamento adequados dos brinquedos e materiais.
  • A oferta de variações sobre o uso do brinquedo, de modo a ampliar o repertório da criança.
  • A valorização das escolhas das crianças, agregando novos desafios.
  • A garantia de materiais e brinquedos em quantidade suficiente para que todas crianças tenham oportunidades iguais na brincadeira.
  • Modificações continuas na forma de estruturar o espaço da brincadeira do modo a oferecer novas oportunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTIST

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA